Atividades

Informações sobre as Atividades e Oficinas:

Roda de Leitura: ajuda a criança a desenvolver o gosto pela leitura, ajuda no desenvolvimento de idéias e criatividade nas redações, ajuda a ler e escrever corretamente, além de abrir um novo mundo de imaginação para as crianças. A criança leva livros para serem lidos em casa com seus familiares. Recebemos a doação de três bibliotecas do Banco Itaú.

Oficina de Informática: tem ajudado a criança a ter contato com o computador. As atividades que a criança desenvolve nas aulas são atividades educativas da Turma da Mônica, jogo de xadrez, jogos com raciocínio lógico, quebra-cabeça, ditados, caça palavras, cruzadinhas, contas básicas, cópias de textos e redações. Os adolescente na Oficina para encaminhamento ao Jovem Aprendiz fazem suas próprias inscrições para entrevistas com a ajuda da Educadora.

Oficina de Matemática:  incluem jogos com cartinhas, com tabuada, bingos com figuras e números, contas, aulas interativas voltadas para as quatro operações na vida cotidiana. Ex: brincar de mercadinhos fazendo comprar, contas, dando troco, etc.

Preparação para o Jovem Aprendiz: tem como base fundamental preparar o adolescente para as entrevistas e testes. O adolescente aprende a se comportar em uma entrevista, como se vestir e falar, o que esperar do teste, além de oficinas de interpretação de textos e matemática básica para relembrar o que ele aprendeu até hoje.

Oficina de Redação: e leitura de jornais e revistas para que o adolescente comece a entrar em contato com o mundo real, econômico e político. Todas as inscrições para entrevistas são feitas pelo próprio adolescente em nossos computadores com ajuda da nossa educadora.

Oficina de Português: incluem leitura e interpretação de livros infantis, textos, pequenas reportagens de jornais e revistas, atividades de cruzadinhas, caça palavras, ditados, montagens de pequenas peças de teatro, leitura, interpretação e apresentação de pequenos textos informativos para seus colegas. Ajuda a quebrar a timidez e aumenta a auto-estima também.

Oficina de Jiu-Jitsu e Karatê:  têm por objetivo melhorar a concentração, proporcionar auto-estima, disciplina e saúde com total segurança, controle muscular; aperfeiçoamento do reflexo; desenvolvimento do raciocínio; equilíbrio mental; reforço do caráter e da moral; fortalecimento da auto-confiança;respeito aos companheiros.

As crianças e adolescentes levam lições para a vida inteira: Não se ganha sempre, mas mesmo na dificuldade existe aprendizado; Os melhores não nasceram bons, eles suaram para conseguir o que queriam; Aprendendo a se defender as crianças melhoram o seu auto-controle; Companheirismo e amizade, os amigos verdadeiros são para vida toda; Criação do espírito de equipe; É de erro em erro que se atinge a perfeição; Olhar no olho das outras pessoas – não em sinal de desafio, e sim de respeito, compreensão, igualdade; Hábitos saudáveis, disciplinas e regras; Vencer (na vida ou nas artes marciais) não significa machucar nem pisar em cima de ninguém;

Oficina de Dança de Salão: desenvolve estímulos: Tátil: a criança e adolescentes sentem os movimentos e seus benefícios para o corpo; Visual: Vê os movimentos e transforma-os em atos; Auditivo: ouve a música e domina o seu ritmo; Afetivo: emoções e sentimentos são transpostos na dança; Cognitivo: raciocínio, ritmo e coordenação; Motor: esquema corporal, coordenação motora associados ao equilíbrio e flexibilidade.

Além de favorecer aspectos como criatividade, musicalidade, socialização e conhecimento da dança em si, a criança e o adolescente adquirem confiança e maturidade, sociabilidade, senso de confiança física e mental, habilidade corporal.

Oficina de Canto: O canto diminui o estresse e reforça o sistema imunológico, reduzindo os sentimentos de ansiedade, solidão, e depressão, é capaz de trazer a leveza para as adversidades do dia a dia. Outro detalhe muito importante, é que através dos exercícios vocais, a criança e o adolescente melhoram sua respiração e todo seu corpo.

É um trabalho comunitário que traz benefícios para os integrantes. Outro ponto muito positivo é fato de não haver destaques individuais nas aulas de canto. Todo o trabalho é feito em conjunto, trazendo bons momentos de confraternização e alegria, a criança passa a entender a sua hora de ter atenção e a hora da atenção do colega.

Atendimento Psicológico: Todas as crianças e adolescentes são atendidos respeitando uma triagem feita pela psicóloga ou pedidos das mães e das próprias crianças e adolescentes.